CINCO COISAS PARA NÃO SE FAZER EM UMA MESA DE RPG


Um dia estava comentando como podia ser complicado ser uma mulher no RPG quando ouvi que o hobbie era “jogo e partilha” e essa frase, essa ideia, nunca mais me deixou. Se você, assim como eu, viu filmes como “10 coisas que eu odeio em você”, sem dúvidas, sabe que esse é um texto de “Coisas para não se fazer em uma mesa de RPG”.


Precisamos conversar sobre bom senso? Precisamos. Respeito? E como.


- Não se esqueça do comprometimento: As dungeons da vida adulta são complicadas, todos precisam consultar uma agenda, se esforçam para jogar seja presencialmente ou online e muitas vezes deixam de fazer outras coisas. Leve isso em consideração, sempre.


- Não falte com respeito: RPG é um hobbie com muita interação social e une pessoas de classes, credos, opiniões e vivências diferentes. Por isso, respeite a todos, sendo diferente para você ou não. Não seja grosseiro, tóxico ou opressivo com ninguém, você pode afastar jogadores e mestres para sempre do hobbie com essas atitudes, reflita.


- Não retire a ação de ninguém: Muitos acham que quando falamos de “não retirar a ação do jogador” nos referimos apenas ao mestre do jogo, mas não, também deve ser estendido a jogadores que zoam, atravessam, criticam, excluem ou invisibilizam ações de seus colegas durante a sessão.


- Se lembre que ninguém é adversário na mesa: Não vejo o menor sentido em enxergar mestres ou outros jogadores como adversários em uma mesa de RPG, já que este, é um jogo socialmente colaborativo. Assim, veja as pessoas na sua mesa como coautores da narrativa, colaboradores e nunca como adversários.


- Não ignore feedbacks: Às vezes ouvir que sua mestragem ou que suas atitudes não foram tão boas pode doer um pouco, e é normal, dói mesmo. Mas não ignore feedbacks dados na mesa, sobre a mesa ou sobre atitudes e posturas. Eles devem servir para um aperfeiçoamento do jogo e boa convivência de todos.


Todas essas coisas parecem óbvias, são repetidas e reproduzidas com frequência. Infelizmente, com a mesma frequência acontecem situações que podem ser evitadas com um pouco de bom senso e empatia. Sério, não façam essas coisas em uma mesa de RPG. Aproveitem a experiência, se divirtam, partilhem e usufruam do universo maravilhoso que o RPG pode proporcionar a você e sua mesa (independentemente da plataforma em que jogada).

565 visualizações3 comentários

81 997241357

Recife - Pernambuco

©2019 por ClubedoXP. Orgulhosamente criado com Wix.com