Crie seu personagem em CYPHER SYSTEM™

Texto autoral de Murilo Mendes.

O Cypher System, ou Cypher (pros chegados) é o sistema que veio junto com o Numenéra.

No começo, sistema e cenário eram uma coisa só, mas com o passar do tempo, o criador, o Sr. Monte Cook, amadureceu ambos e lançou um livro separado só para o sistema. Na verdade, foram 2 – isso porque saiu recentemente a versão revisada.


Agora chega de introdução e vamos fazer nosso personagem.


1. IMAGINE UM CONCEITO


Tá legal. Você vai jogar RPG, mas o que vai jogar? Qual é o cenário? Qual é a “pegada” da história?


Com isso em mente, você pode fazer um conceito para seu personagem. No nosso exemplo, vou explicar como fiz um ladrão com escudo, inspirado em uma carta de Magic, mas poderia ser quase qualquer coisa.


Nosso conceito então: um ladrão que usa um escudo (é diferente, mas em Cypher tudo é possível).


2. ESCOLHA SEU TIPO


“Tipo” ou “type” (em inglês) é a parte do seu personagem análoga à classe de personagem de outros sistemas. Existem vários tipos e eles mudam de um jogo para outro.


Por exemplo, em Numenéra, existe o Jack, o Glaive, o Wright, etc.


No nosso caso, estamos usando o livro básico de Cypher. Escolhemos o explorer (explorador). Automaticamente, o Tipo fornece seus atributos iniciais (que vão sofrer alterações futuramente). As reservas de atributo do Explorador São 10, 09 e 09, lembrando que que os valores dos atributos variam de tipo para tipo.


Após isso, note que o tipo fornece algumas habilidades fixas, inclusive o Edge. Basta anotá-las. No caso do Explorador, ele tem Edge 1 em velocidade.

Além disso, o tipo fornece uma série de habilidades para que você escolha algumas. No caso do Explorador, escolhemos duas habilidades do tier 1.


Fizemos um vídeo sobre isso, está curioso? Confira no vídeo quais são!




Pronto! Já podemos dar uma olhada no Descritor.


3. ESCOLHA SEU DESCRITOR


O descritor e uma característica física, psicológica ou social que se destaca no seu personagem.


Esse item da criação do personagem geralmente dá um bônus fixo na reserva de atributos e/ou treinamento em perícias.

Alguns descritores, por concederem muitas vantagens, também concede uma inabilidade (funciona como uma perícia, mas ao contrário).

No nosso caso, escolhi o descritor Swift. Ele dá bônus em Speed e também algumas perícias. Confere lá no vídeo!


Pronto! Vamos para o foco.


4. ESCOLHA SEU FOCO


Eu costumo dizer que o foco é uma especialidade do personagem. É algo que ele faz que o diferencia dos demais.


É preciso ter algum cuidado aqui, pois alguns focos podem fugir da proposta do jogo. Tanto é que no livro básico de Cypher, há sugestões em relação a qual foco o mestre deve permitir.  Há uma lista bem grande de focos e, no livro básico, há explicações de como fazer o seu! Para o nosso personagem, escolhemos o foco Who Masters Defense. Ele ganha um escudo e habilidades especiais com ele. Mas poderia ser qualquer coisa: que pega fogo, que se infiltra, que absorve energia, que pega fogo (!), etc.


5. AJUSTES FINAIS


Seu personagem está quase pronto. Você deve distribuir 6 pontos em suas reservas, da maneira que quiser. Além disso, deve comprar equipamento e anotar o equipamento que você ganha devido às escolhas de tipo, foco e descritor.


Escolha seu vínculo para com os outros personagens, escolha seu vínculo com a aventura inicial e pronto! Seu personagem está feito!


Boas rolagens!



43 visualizações

81 997241357

Recife - Pernambuco

©2019 por ClubedoXP. Orgulhosamente criado com Wix.com